quinta-feira, 16 de agosto de 2012

JOE KUBERT (1926-2012)

Uma pequena nota para dar conta do desaparecimento (mais um este ano) de um dos maiores desenhadores americanos e um dos meus favoritos, Joe Kubert falecido dia 12 de Agosto.

Kubert nasceu na Polonia e emigrou com a familia para os Estados Unidos (New York) ainda criança. Desde muito cedo o seu talento para o desenho foi reconhecido e aos 12 anos de idade já trabalhava na série Archie sob a tutela de Charles Biro e Mort Meskin dos estúdios MLJ. Nos anos 40 passou a trabalhar na DC e alguns anos depois criou o herói pré-histórico Tor. Desenhou ainda Sgt. Rock, Tarzan entre outros personagens e venceu alguns prémios de prestigio como o Harvey e o Eisner. Fundou uma escola de ilustração nos anos 70 que ainda existe e donde saem muitos dos artistas actuais. 

Termina a sua carreira aos 85 anos juntando-se assim à extensa galeria de artistas da BD que nos deixaram este ano. RIP Joe, e obrigado pelo legado.

Tor, de Joe Kubert

4 comentários:

  1. Kubert não morreu, porque deixou um enorme legado! Não só BD, como uma escola onde se formaram grandes nomes da actualidade, e também dois filhos que se dedicam activamente à 9ª arte!
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Claro que não morreu Nuno. Apenas mudou de dimensão ;)

    ResponderEliminar
  3. Descobri o Tarzan através dos desenhos do Kubert no Mundo de Aventuras e ainda hoje guardo com todo o cuidado esses exemplares.

    ResponderEliminar
  4. Já somos dois caro André Azevedo. Pena tenho eu de já não ter todos os MA que tive.

    ResponderEliminar